Não cometa esse erro na gestão de sua empresa
Quem já passou por um processo trabalhista sabe que as cifras podem superar 6 dígitos, e isso pode ser responsável por um rombo dentro das contas de uma grande empresa, mas para uma pequena empresa pode ser o fim.
O controle de jornada é uma prática fundamental para o gerenciamento eficaz do tempo de trabalho dos funcionários. Além de cumprir as obrigações legais, essa prática pode trazer benefícios significativos para a economia da empresa.
Uma das principais vantagens do controle de jornada é a redução de custos. Com uma gestão mais eficiente do tempo de trabalho, é possível minimizar os gastos com horas extras e evitar a necessidade de contratar mais funcionários. Além disso, o controle de jornada ajuda a prevenir a perda de tempo em atividades não produtivas, aumentando a eficiência da equipe.
Outro ponto importante é que, de acordo com dados do TST, dentre as 10 principais causas de pedidos trabalhistas, a questão da gestão de jornada figura como o principal fator, considerando-se horas extras e seus reflexos, intervalo intra-jornada, férias, dentre outros.
Isso demonstra que a confiança nos meios tradicionais de controle de jornada extrapola a sua capacidade limitada de entrega, seja através de relógio de ponto, seja através de algum outro meio. Porém, fica claro, pela quantidade de causas e acordos trabalhistas realizados, que existem lacunas de monitoramento que tornam um acordo trabalhista mais atrativo para a empresa do que conseguir descaracterizar o pedido e mostrar que o que o ex-colaborador está pleiteando é indevido.
Dada essa situação, assim como a capacidade de otimização dos processos a baixo custo, as normativas atuais não só autorizam a utilização de sistemas digitais de gerenciamento de jornada, como indiretamente incentivam, uma vez que é possível realizar o controle de times que atuam em diferentes áreas e locais de trabalho, com uso de inteligência artificial e coleta de dados mais concisos.
Quer um dado interessante? Em pesquisa realizada com 40 clientes, levando-se em consideração o quantitativo de processos trabalhistas, causas mais recorrentes e processos que se tornaram improcedentes, foi verificado que o Faceponto gerou em torno de R$ 20 milhões de economia para estes parceiros.
Em resumo, o controle de jornada pode trazer diversos benefícios para a economia da empresa, incluindo a redução de custos, melhoria na gestão da produtividade e maior segurança jurídica. Por isso, é fundamental implementar essa prática em sua organização.